domingo, 30 de setembro de 2012

Vc sabe mesmo oq é, e pra q serve?



WHEY PROTEIN

Começou a ser desenvolvido a cerca de três décadas atrás, a partir da proteína do soro do leite.  Estudos têm demonstrado grande eficácia no aumento da massa magra e na diminuição da gordura corporal além do aumento no sistema imunológico.
 Este é um agente anticatabólico e anabólico muito poderoso que otimiza a performance esportiva. Ele possui um riquíssimo teor de aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada (BCAA’s),A utilização deste suplemento tem demonstrado uma maior sensibilidade a insulina quando comparado a outras fontes de proteína. É considerada a proteína de mais alto Valor Biológico (VB) existente no planeta. O VB é maior, quando for maior a retenção de nitrogênio proporcionada pela fonte proteica, Seu valor biológico é classificado como 159 enquanto a albumina é de 88, a caseína 71 e o peito de frango 79.É quase que imediatamente absorvida pelo intestino chegando intacta na corrente sanguínea, tornando-se perfeita para a ingestão pós-treino. Como ela é rica em BCAA’s, têm se também a vantagem adicional de que se você precisa em média de  50 gramas de proteínas numa refeição, se essa fonte for de Whey 40 gramas já farão o serviço. Mas é preciso salientar também que a proteína da soja deve ser utilizada na forma isolada, pois é essa a que proporciona os reais benefícios. Outro aspecto importante é que o Whey, se for administrada isoladamente tenderá a ser utilizada como fonte de energia para os músculos, portanto sempre que for administrada utilize-a com uma fonte de carboidratos. Após o treino se dá devido ao fato da mesma ser imediatamente absorvida pelo organismo, coisa que não acontece com os alimentos sólidos, pois estes necessitam ser assimilados e absorvidos pelo corpo, o que leva cerca de 25 a 40 minutos dependendo do alimento ingerido. Com seus níveis de cortisol lá no alto após o treino intenso, isso resultará num canibalismo muscular, onde é sua sagrada massa magra que vai pro espaço. E pior, estudos recentes têm observado um fenômeno chamado de anorexia pós-esforço, o que dificultará ainda mais o processo de digestão, jogando esse tempo mais pra cima ainda, sempre com uma fonte de carboidratos no caso em conjunto com a dextrose e 40 minutos a uma hora após a suplementação que se faça a refeição sólida, sempre contendo proteínas de lenta absorção com carboidratos complexos, ambos isentos de gordura.

Rafael Bracca

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Avaliação



A aluna treinou durante um ano com muita dedicação, determinação e sacrifício, assim alcançou  seu resultado,conseguiu manter varias medidas e aumentou % massa magra, Parabéns 

Treinamento Funcional




O que é Treinamento Funcional?


O corpo humano é projetado para funcionar como uma unidade, com os músculos sendo ativados em seqüências especifica para produzir um movimento desejado. Em cada movimento, vários músculos estão envolvidos e todos eles realizam uma função diferente. O sistema nervoso central ( SNC ), além de diferentes funções motora, é responsável pela ativação muscular e programado para organizar esses movimentos. Através de diferentes sinais enviados ao SNC, partindo da pele, das articulações e dos músculos, são detectados detalhes sobre a posição de cada parte do corpo em relação ao ambiente proposto e as outras partes corporais, a velocidade do movimento e o ângulo articular.


Com esse propósito, o Treinamento Funcional foi criado nos Estados Unidos por diferentes autores desconhecidos e, vem sendo muito bem difundido no Brasil, ganhando inúmeros praticantes. Tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por CORE, veio para agregar aos outros tipos de atividades físicas e não para substituir mesmo com alguma resistência em alguns indivíduos.


Vários dos objetivos desse método de exercício representam uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano ( como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros ), envolvendo a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento. Um exemplo contrário a esse método, é o trabalho isolado do corpo para gerar um gesto motor específico, como visto na musculação tradicional.


Essa visão abranente permite que o Treinamento Funcional atinja o objetivo de controlar o sistema músculo-esquelético, sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo. Além disso, a postura do corpo humano é controlada diretamente através destes órgãos sensitivo, que tem entre suas principais funções, a regulação do equilíbrio e a orientação do corpo no ambiente. No entanto, esse treinamento visa aprimorar ou resgatar a eficiência do movimento humano para atividades do cotidiano.

Utilizando a periodização proposta pelo NASM ( National American Sports Medicine ) e respeitando a individualidade biológica e a especificidade objetivada de cada um dentro dos princípios do treinamento desportivo, os movimentos que compõem o Treinamento Funcional , realizados sobre uma biomecânica corporal correta, claramente poderão trazer os benefícios desejados pelo praticante, seja este um atleta, um indivíduo fisicamente ativo ou uma pessoa sedentária que deseja ingressar na atividade física.

Utilizando aparelhos alternativos ou acoplados aos aparelhos de musculação, exigirão de maneira mais significativa dos proprioceptores corporais para a execução das atividades. Contudo, os exercícios podem ser realizados com o peso do próprio corpo, cabos, elásticos, pesos livres, base de suporte instável e reduzida, medicine balls, bolas suíças, trazendo benefícios mais significativos à capacidade funcional do corpo. São exercícios bastante motivacionais e desafiadores, onde o indivíduo que segue esse método, acompanhado de um instrutor capacitado, graduado em Educação Física, tem a possibilidade de alcançar a funcionalidade corporal natural de seu organismo, além de “gerar” um corpo saudável e bem condicionado. Porém, para o efetivo resultado do Treinamento Funcional é indispensável o empenho e a dedicação do indivíduo.

O programa de exercícios funcionais traz vários benefícios tanto ao corpo como também à mente. Pensando nisso, elucidamos alguns dos muitos benefícios do método:
Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
- Melhoria da postura;
-Melhoria do equilíbrio muscular;
-Diminuição da incidência de lesão;
- Melhora do desempenho atlético;
- Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
- Aumento da eficiência dos movimentos;
- Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
- Melhora da força, coordenação motora;
- Melhora da resistência central ( cardiovascular ) e periférica ( muscular );
- Melhora da lateralidade corporal;
- Melhora da flexibilidade e propriocepçao;
- Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.


Vale a pena lembrar que uma avaliação prévia deve ser realizada para que se possam saber quais destas qualidades e quais os padrões de movimentos necessitarão de mais atenção na prescrição dos programas de exercícios, e assim, serem estimuladas corretamente.

O que é o CORE 360º


Core quer dizer centro, no corpo humano "Core" é o centro de produção de força e geração de estabilidade, e manutenção do alinhamento postural; "360º" significa movimentos que transpõem todos os planos ou o estímulo de todas as capacidades físicas.

Os 2 termos juntos se integram, representando a proposta de um sistema de treino global, específico e não convencional, e estabelecendo o CORE 360º.

O CORE 360º é um método de treinamento baseado nos princípios do Treinamento Funcional, criado a partir das experiências do Luciano D'Elia, precursor do desse conceito no Brasil.

Treinamento Funcional Vs Musculação Tradicional


Vs


Muitas vezes me perguntam se o treinamento funcional é melhor que a musculação
. E eu nunca tenho uma resposta curta, essa é uma discussão que sempre gera alguma polêmica, pois aqueles que se identificam com treinamento funcional vão afirmar que a musculação é pior, enquanto quem prefere a musculação vai dizer o contrário. É quase como discutir política, futebol ou religião.

Essa discussão é ridícula, pois apesar de as duas forma de treinamento envolver exercícios para gerar força, são métodos e formas diferente de se trabalhar. Na minha visão seria como comparar basquete com o vôlei só porque os dois são jogados com bola.

Cada uma das formas de treinamento possui suas vantagens e desvantagens, cabe a cada um adequar a forma de treinamento aos objetivos que se tem como meta. Apesar de eu defender a bandeira do treinamento funcional eu costumo passar exercícios tradicionais da musculação para alunos iniciantes e dependendo da periodização até para um aluno mais avançado, tudo é uma questão de adequação. Não existe um treino melhor que outro, o que existe é o treino mais adequado para um determinado objetivo.


Monteiro;Carneiro2010;shimizu,2010


sábado, 8 de setembro de 2012

CREATINA E CAFEÍNA

CREATINA E CAFEÍNA
Recentemente a Anvisa " Agência Nacional de Vigilância Sanitária ", liberou o uso para fabricação de " alimentos " destinados a atletas. Segundo a anvisa o  uso correto dessas substanâncias auxilia no desempenho durante  exercícios  repetitivos de alta intensidade e curta duração e na resistência aeróbia em exercícios físicos de longa duração, respectivamente  esclarece o comunicado da agência.
OS REGULAMENTOS DA ANVISA NÃO PERMITEM QUE CONCENTRAÇÕES  IDEAIS DESTES INGREDIENTES SEJAM REGISTRADAS COMO ALIMENTOS. MESMO COM COMPROVAÇÃO DE SEGURANÇA. 

Treinamento Personalizado
Cleber Kanofre
CORE 360º, MUSCULAÇÃO, BOXE, KENPO e KINESIO TAPING

terça-feira, 4 de setembro de 2012

POSTURA EQUILIBRADA

Você sabe o quanto pode melhorar sua vida com uma Postura Equilibrada? 

Quando se fala em postura todo mundo pensa em posicionar os ombros corretamente, manter a coluna ereta, sentar-se direito, olhar para frente, encolher a barriga. Mas o que a maioria de nós não para pra pensar é que, postura é um conjunto de estruturas músculos esqueléticas que estão organizadas em cadeias musculares e articulares. Para que o corpo humano funcione totalmente equilibrado ha à necessidade que suas estruturas ósseas, músculos e ligamentos, trabalhem de forma bem harmoniosa, mantendo o estado de equilíbrio corporal. Este equilíbrio é constituído pela estruturação e alinhamento dos pés, joelhos, articulação coxo femoral, quadril , o osso sacro ,coluna lombar, e assim sucessivamente até a cabeça e membros superiores. Cada pessoa já nasce com uma característica de tipologia de postura própria, que com o tempo pode sofrer modificações por vários motivos que veremos mais adiante. Também à aquelas que por motivos congênitos e hereditários já nascem com uma predisposição á um problema postural mais grave.


Segundo alguns estudos bem importantes na área de psicossomática, a boa postura também está totalmente relacionada com o estado psico-morfo-comportamental do indivíduo; quer dizer dependendo da atitude, gestos, personalidade e comportamento que o ser humano possui, pode estar diretamente relacionado com a postura por ele adquirida. Fica assim demonstrado pela sua tipologia corporal que diferentes atitudes posturais, levam à diferentes atitudes comportamentais.

Existem fatores que afetam uma boa postura como nível de sedentarismo, agressão externa ( trauma, fraturas, má postura....) ou interna ( psicológicas, doenças, depressão ,....). Qualquer uma destas agressões que nosso corpo venha a sofrer podem levar a mudanças na estrutura corporal desde o pé até a cabeça, deixando marcas posturais e alterando o bom funcionamento e alinhamento corporal. O mal equilíbrio das cadeias musculares e articulares, podem levar a importantes modificações no estado articular, muscular, visceral, respiratório, e oclusal. As pessoas passam a ter dores crônicas, má digestão, cefaléias, problemas respiratórios, tendinites, má oclusão bucal e alterações na estética corporal. Este tipo de situações entre outras, traz um certo desconforto, pois começa a refletir no nosso desempenho profissional, emocional e físico, trazendo riscos a nossa saúde sem que percebamos. Sabemos que com o passar do tempo nosso corpo tende a se manifestar. Quandoo mau uso do corpo com uma postura inadequada ou com movimentos desarmoniosos começam a tomar conta de você, por desleixo ou preguiça, isto irá lhe causar com o tempo, dores, cansaço, mau estar, desconforto, exaurindo nossa energia para atividades de maior prazer. Daí, a necessidade de demonstrar nesta coluna, que Postura é uma questão de Saúde, e o objetivo deste é esclarecer tirar dúvidas é nos prepararmos com os recursos que temos hoje para manter uma postura saudável, para envelhecermos com qualidade de vida.


              Fonte:www.boapostura.com.br
              Técnica de Alexsander – Regina Vieira.

              Fisioterapeuta Dai Blini Martins 

Postura Corporal durante o Sono


Postura Corporal durante o Sono
O sono tem papel fundamental na capacidade de aprendizado e no processo de consolidação da memória. Enquanto dormimos, o organismo produz hormônios e substâncias que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo, o que é essencial em qualquer época da vida.

O sono, portanto, é essencial para o equilíbrio de todas as funções fisiológicas e psicológicas do organismo. Eliminar esse descanso da nossa rotina ou fazê-lo de maneira incorreta comprometeria todo o equilíbrio do organismo a curto e a  longo prazo.

Durante o sono, perde-se o controle da musculatura da cabeça, portanto, para evitar problemas mais sérios na coluna, deve haver uma preocupação com a postura correta durante toda a noite. O ideal é manter a coluna cervical sempre alinhada com o tronco, a fim de melhorar a circulação sanguínea e facilitar os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo.

Posturas inadequadas durante o sono e estresse excessivo são típicos e desencadeadores de diversos problemas nas regiões cervical, torácica e lombar.

Indivíduos que dormem com um travesseiro ou em postura errada, acabam comprometendo a qualidade do sono, podendo apresentar sinais de cansaço, agitação, alteração no humor, falta de atenção, além de provocar torções e inflamações dos tecidos, contraturas, levando-o a necessidade de tratamentos médicos e fisioterapêuticos. Tudo isso, por não conseguir chegar ao descanso ideal que o corpo requer.

O uso do travesseiro em altura e suporte apropriados faz com que a postura de descanso favoreça a anatomia fisiológica da coluna, permitindo que essa pessoa levante bem disposto para o trabalho e desafios no dia seguinte, além de não comprometer a sua qualidade de vida, ao longo do tempo.
 O número de horas que uma pessoa consegue ficar sem dormir é bastante variável e difícil de ser avaliado cientificamente. Porém, alguns especialistas acreditam que menos de 7 horas habituais de sono pode trazer consequências negativas para o corpo e para o cérebro. Mas, mais importante do que as horas de sono, é a sua qualidade. O sono perfeito deve ser ininterrupto e profundo e a atenção à postura é o primeiro passo para melhorar a qualidade do sono.
 Alguns hábitos errados relacionados à postura:
 Dormir de barriga pra baixo: nesta posição, há uma flexão exacerbada do pescoço, podendo causar torções na cervical e na lombar. O ideal é sempre dormir de lado (decúbito lateral), com dois travesseiros: um para apoio da cabeça, numa altura e suporte que sustente o seu peso e preencha completamente o espaço compreendido entre ela e o colchão. E outro, entre os joelhos e pernas, que deverão estar semiflexionadas.

Dormir no canto do travesseiro, causando assim um “buraco”, que acaba virando o cantinho preferido para as horas do bom sono: isso pode prejudicar a integridade músculo esquelética da coluna cervical, provocando micro trauma a principio e com o tempo sentir dores. O ideal é centralizar a cabeça exatamente na metade do travesseiro, formando um ângulo de 90º no pescoço, de forma a manter coluna cervical sempre alinhada.
Dormir com o braço embaixo do travesseiro: além de prejudicar o alinhamento da coluna, pode causar problemas de circulação, uma vez que o peso sobre o braço acaba por comprimir algumas veias e nervos. Os braços deverão estar livres e os ombros sempre alinhados, de forma não prejudicar a cervical. 
Dormir com o travesseiro muito alto ou muito baixo: causa o desalinhamento da coluna cervical, prejudicando a circulação sanguínea e dificultando os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos órgãos do corpo. O travesseiro ideal deve preencher exatamente o espaço entre a cabeça e o colchão. O pescoço não pode ficar inclinado nem para cima e nem para baixo.

Portanto, reeducação postural para o sono e atenção na hora de escolher o travesseiro são chaves para um sono com mais qualidade.
 Fonte: http://runnersworld.abril.com.br

Fisioterapeuta Dai Blini Martins